sábado

Radiohead- Hail To The Theif (2003)



Certamente a melhor banda da atualidade, sendo essa opinião não apenas minha mas de boa parte dos meios especializados, ( talvez a parte mais confiável também ), a praticamente um pouco mais de uma década eles vem inovando e recriando o rock mundial,pois após uma primeira fase caracterizada por um som mais " pop " e com os maiores hits da banda para o grande público, veio uma explosão artística, técnica e criativa da banda começando a exatamente a 11 anos atrás (1997) com a obra prima " Ok Computer " (que foi considerada inclusive melhor disco de todos os tempos), continuando 3 anos mais tarde com " Kid A " e no ano seguinte " Amnesiac " e finalmente o que pretendo comentar agora o disco de 2003 " Hail to the Thief ".
" Hail To The Thief " aparece como um síntese dos últimos 3 trabalhos, novamente com o produtor Nigel Godrich estava com a banda desde do " Ok Computer ", nesse disco podemos ver a evolução de alguns traços eletronicos que surgiram inicialmente no " Kid A " e depois em " Amnesiac", e também a banda tão presente e potente como em no " Ok Computer ". Unindo todo esse mix de sons a um aparente tema principal, embora tenha negado pela banda, (A guerra do Iraque e a George W. Bush) que parece ser abordada em muitas das faixas do disco e inclusive no título, resultando se for interpretada assim na melhor crítica (musical) contra a guerra produzida na época.
De fato HTTT foi um dos discos mais simples de ser gravado pela banda, grande parte das musicas haviam sido compostas anteriormente (algumas até pertencendo a década de 90), e nesse disco temos um Thom Yorke definitivamente liberto de seu bloqueio criativo (que o assolou durante algum tempo), Ele esta impecável, tanto nas letras como nas interpretações mostrando todo um descontentamento e pessimismo dele não apenas com o mundo como também com a fragilidade das pessoas comuns frente aos poderes políticos-militares do estado. O álbum é tão denso de uma forma até pessoal, que precisaríamos apresentar a maioria das letras para se entender melhor. Enfim é um disco que pede um olhar crítico apurado uma vontade de entender não é apenas um amontoado de melodias e letras, ouvindo "Scatterbrain ", "The Gloaming", "We suck Young Bloo" e "2+2=5" da para se ter uma noção do que é proposto.
Composto por 14 faixas, posso destacar além das citadas ainda a melhor música do disco na minha opinião " There There " e outras como " A Punchup at a Wedding "," A Wolf at the Door " " Where I End and You Begin" etc.




Hail To The Thief




1- "2+2=5 (The Lukerwarm)" - 3:19
2- "Sit down. Stand up. (Snakes & Ladders.)" – 4:19
3- "Sail to the Moon. (Brush the Cobwebs out of the Sky.)" – 4:18
4- "Backdrifts. (Honeymoon is Over.)" – 5:22
5- " Go to Sleep. (Little Man being Erased.)"-3:21
6- "Where I End and You Begin. (The Sky is Falling in.)" – 4:29
7- "We suck Young Blood. (Your Time is up.)" – 4:56
8- "The Gloaming. (Softly Open our Mouths in the Cold.)" – 3:32
9- "There There (The Boney King of Nowhere."- 5:23
10- "I will. (No man's Land.)" – 1:59
11- "A Punchup at a Wedding. (No no no no no no no no.)" – 4:57
12- "Myxomatosis. (Judge, Jury & Executioner.)" – 3:52
13- "Scatterbrain. (As Dead as Leaves.)" – 3:21
14- "A Wolf at the Door. (It Girl. Rag Doll.)" – 3:23

Veja o clipe oficial de " There There "











Um comentário:

  1. hahahahhaa
    x)

    que vergonha!! Quando vi teu comentário quase eu me enfio embaixo da cama! Ah, aqui em Manaus é sempre muito quente! =)
    E eu tinha acabado de acordar, era roupa de dormir ainda.. ;D
    Adoro esse cd do radiohead.. de verdade.. voc~e vai pro show?

    By the way... FELIZ NATAL pra você!
    ;***

    ResponderExcluir